Icesp sedia o primeiro Simpósio Internacional de Educação de Ensino Superior da rede Soebrás.
O evento contou com especialistas que debateram os principais desafios enfrentados na educação superior e as perspectivas para o futuro da graduação na era pós-pandemia.
De 20 a 24 de junho, o Icesp foi palco do maior evento internacional da rede Soebrás – o SIEES. Com o tema central “Os desafios da Educação no Ensino Superior de Graduação na era pós-pandemia de Covid-19”, o simpósio recebeu debates de alto nível e insights valiosos para os profissionais da educação superior presentes no evento.
A palestra de abertura ministrada pelo Prof. Dr. Arthur Parreira abordou as transformações ocasionadas pela pandemia em Portugal. “A pandemia foi um fator importante, pelas mudanças que ela provocou e os desafios que ela impôs. Foi preciso estudar novos modelos de ensino para poder aplicá-los aos nossos estudantes,” afirmou.
Para o Dr. Rui Muniz, o Simpósio é a oportunidade de vivenciar experiências aplicadas em outros países e estados. “Eu tive a honra de participar de uma palestra com o professor português sobre os modelos de educação que foram desenvolvidos a partir da pandemia e isso é magnífico”, disse.
O primeiro dia de programação do simpósio abordou os desafios no ensino superior enfrentados nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, trazendo para discussão a importância de integrar as tecnologias com a educação e a atuação do Núcleo de Orientação Psicopedagógico no enfrentamento da pandemia.
O destaque do segundo dia foi a mesa-redonda “Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia”, momento em que o bate-papo apontou a necessidade de elaboração de cronograma com ações pontuais para o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Os desafios na educação superior no Espírito Santo e peculiaridades encontradas nos cursos de direito, engenharia e odontologia em diversos estados brasileiros também permaneceram em pauta durante a programação do SIEES.
O acolhimento dos profissionais de psicologia e as ações propostas têm sido essenciais para o retorno das aulas, tanto no formato remoto quanto no presencial, e o tema foi discutido durante o terceiro dia do SIEES. Outro assunto em pauta foram as dificuldades enfrentadas pelas instituições no estado do Paraná, que também apresentaram as medidas adotadas para amenizar os impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19.
Durante o simpósio, as peculiaridades dos cursos de enfermagem, psicologia, agronomia e medicina veterinária também foram apresentadas ao público, que puderam avaliar os cenários em diversos estados do Brasil e em Portugal.
Por fim, o pró-reitor administrativo e de pesquisa, Prof. Dr. Aparecido Pimentel, avaliou os resultados alcançados durante a realização do simpósio. “ Considerando as propostas inovadoras, as interações entre gestores, diretores e professores e os feedbacks positivos que recebemos dos participantes, podemos afirmar que o 1º SIEES foi um sucesso. Indicando que poderá se caracterizar como o primeiro de uma série de encontros anuais, algo que certamente contribuirá para aumentar a nossa visibilidade como centro de excelência do ensino superior do Distrito Federal”, pontuou.
O I SIEES oportunizou uma grande troca de experiência e conhecimento para todos os envolvidos. As apresentações e os trabalhos submetidos foram valiosos e serão de suma importância para que nossos mestres e doutores possam promover uma transformação na educação, capacitando nossos estudantes para se destacarem no mercado de trabalho.
PDDIR é realizado simultaneamente com o 1º SIEES
O encontro aconteceu presencialmente em Brasília e contou com participação de todos os diretores da plataforma 3.
Durante o 1º SIEES realizado nos dias 20 a 24 de junho, no Icesp, aconteceu também a reunião do PDDIR – Programa de Desenvolvimento de Diretores da plataforma 3:
Icesp, Cescage, Faculdade Promove, Faculdade Novo Milênio, Universidade Castelo Branco, Finom Paracatu, Finom Patos de Minas, Faculdade Fibra, Unidesc, Facic, Tecsoma e FAC. Essa foi a primeira reunião sob a administração do pró-reitor administrativo, Prof. Dr. Aparecido Pimentel, que conduziu os debates e apresentou as novas diretrizes para o segundo semestre de 2023.
O coordenador de cada área apresentou aos diretores e presentes instruções sobre o funcionamento de cada setor, seus processos estratégicos e procedimentos internos, como o drive modelo que será implantado em todas as unidades da plataforma III. O Especialista Eduardo Santos, responsável pela biblioteca, mostrou o acervo digital e deu o passo a passo de como se inscrever para ter acesso aos conteúdos. Já a gestora da Ascom, Christiany Borba, forneceu uma noção geral dos procedimentos comuns adotados pela assessoria de comunicação, tal como instruções de como solicitar os serviços do setor.
O Programa de Desenvolvimento de Diretores é uma iniciativa transformadora que visa fortalecer as habilidades e competências dos diretores das instituições que compõem a plataforma, capacitando-os com excelência a promover um ambiente propício ao sucesso educacional. Além de instruir sobre a implementação de novos projetos das instituições.
Não participou do simpósio e gostaria de conhecer o conteúdo completo do PDDIR? Acesse o link e enriqueça seu entendimento.
Link PDDIR 22 de junho: https://youtu.be/1-E-gd5-vRw
Link PDDIR 23 de junho: https://youtu.be/NPnfsNXky4Q
Confira algumas fotos: