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Comissão Própria de Avaliação (CPA)
CPA
O que é CPA?
Como é avaliada?
Membro
Relatórios
Regulamento/Projeto de Autoavaliação
CPA
A Faculdade se autoavalia.
O processo de autoavaliação das Faculdades Promove, iniciado no primeiro semestre de 2006, acontece nas unidades FASEL (Faculdade Sete Lagoas de Minas Gerais) e FASCIG (Faculdade Setelagoana de Ciências Gerenciais). Por meio de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenada por Ludimila Tavares Rocha Silva, serão avaliados vários aspectos das Faculdades (estrutura, projeto pedagógico, corpo docente, corpo técnico/administrativo, biblioteca, etc.).
A Comissão é composta por representantes dos corpos docente, discente e técnico/administrativo e um representante da sociedade civil, além do presidente, que coordena todas as ações. O processo de auto-avaliação é uma determinação do MEC a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do País.
Além de ser uma exigência do MEC, a autoavaliação é muito importante porque, com base em suas constatações, será possível promover melhorias contínuas na Faculdade, já que o processo será permanente. O envolvimento da comunidade acadêmica é fundamental nesse processo.
O que é CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.
Como é avaliada?
A CPA elabora, periodicamente, questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais. A comunidade interna da Faculdade Promove, formada pela direção, professores, funcionários e alunos da instituição, beneficia-se da autoavaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e para transformá-lo. A Lei nº 10.861/2004, que instituiu o SINAES, apóia-se em componentes básicos, que caracterizam processos distintos de avaliação:
- A avaliação institucional
- A avaliação dos cursos
- A avaliação do desempenho dos estudantes, conhecida por ENADE
- A avaliação externa
Sendo parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si.
Membro
Confira na portaria abaixo quais são os membros que fazem parte da CPA Faculdades Promove de Sete Lagoas.
Portaria de nomenação membros CPA 2023
Relatórios
Confira abaixo os relatórios da CPA:
Regulamento/Projeto de Autoavaliação