Psicologia

O Curso

O Curso de Psicologia das Faculdades Promove tem como foco a formação de profissionais com nível de excelência que lhes permita atender à demanda do mercado de trabalho gerada por todas as classes e pessoas: jovens, adultos, crianças, homens e mulheres da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além da capital mineira, a RMBH é composta por 33 cidades: Baldim, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

A proposta de criação do curso de Psicologia das Faculdades Promove justifica-se, primeiramente, pelo fato de a Psicologia ser uma profissão nova que, apesar disso, desempenha papel relevante para transformações em diversos contextos. Sua crescente produção científica e suas diferentes formas de atuação demonstram sua importância e seu comprometimento com as demandas sociais, individuais e com os direitos humanos.

Mercado de Trabalho

Formar psicólogos com capacidade crítico-reflexiva, fundamentados teórica e metodologicamente para atuarem em diferentes contextos socioculturais, comprometidos com a ética, com a promoção de saúde integral, com as causas sociais, direitos humanos e com o desenvolvimento do conhecimento psicológico.

Estágio

Os estágios no curso de Psicologia têm papel significativo na formação acadêmica de nossos alunos, por meio de uma produção cientifica e de um envolvimento do corpo docente que acompanham as transformações dos “saberes” e “fazeres” clínicos. Tais transformações cotejam a multiplicidade de acontecimentos na dimensão social, vividas pelo homem contemporâneo.

As diversas manifestações de sofrimento, comportamentos e desfigurações de sua essência exigem  ampliação no propósito de partir de uma clínica para as várias clínicas. Para isso, se dão as ênfases curriculares do curso de Psicologia: a Prática da Psicologia em Processos Educativos; Processos de Gestão; Processos de Prevenção e Promoção de Saúde; Processos de Avaliação Diagnóstica e Processos Clínicos.

O estágio supervisionado visa assegurar o contato do aluno com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações caracterizadas cada vez mais pela exigência de uma formação básica e pluralista, fundamentada em um discurso epistemológico, teórico e ético rigoroso, bem como na inserção na realidade sociocultural imediata, sob a supervisão de um profissional da área, em ação integrada com o Supervisor de Estágio Supervisionado da Escola, um professor do curso.

Atividade de Extensão

As atividades de extensão pressupõem flexibilidade curricular para o estudante em relação às experiências no processo ensino/aprendizagem. Essas atividades se constituem de práticas acadêmicas que ampliam horizontes para além da sala de aula, possibilitando o aprofundamento temático e interdisciplinar, propiciando a contemporaneidade do currículo, ensejando o desenvolvimento de temas emergentes da área, decorrentes das transformações da sociedade e de seus avanços, além da adequação do currículo aos interesses individuais dos alunos. Além disso, visa permitir aos alunos atuarem como sujeitos ativos, agentes do seu próprio processo histórico, capazes de selecionar os conhecimentos mais relevantes para os seus processos de desenvolvimento.

Gostou? Compartilhe este Curso:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest

Faça já sua inscrição!

Escolha umas das formas de entrada e aproveite os benefícios

A problem was detected in the following Form. Submitting it could result in errors. Please contact the site administrator.

Duração

5 anos

Formação

Bacharelado

Curso Reconhecido

pelo MEC

Processo Seletivo

Vestibular Online ou Presencial

Presencial

Mensalidades a partir de:

R$ 387,99*

*De acordo com as regras de financiamento do Plano Plus. Consulte a central de atendimento e confira condições especiais para bolsas e planos de financiamento.

Edital e Manual do Candidato 2023/1