Jornalismo (Bacharelado)

O Curso

O curso de Jornalismo da Faculdade Promove de Minas Gerais tem como objetivo formar profissionais dotados de recursos técnicos e críticos para atuar no mercado específico de jornalismo e também nas áreas correlatas que integram o campo de trabalho dos profissionais da Comunicação Social, por meio de um viés empreendedor.

O projeto pedagógico apresenta abordagem interdisciplinar permitindo ao aluno formação diversificada que promove o contato e a troca permanente entre outras áreas de conhecimento, tais como Artes, Ciências Sociais, Administração, História, Economia, dentre outras. O curso promove amplo repertório criativo para atuar em ambientes multiplataforma de distribuição de notícias.

Valoriza-se a formação de um profissional que domine tanto a teoria quanto a prática e que tenha visão crítica para assumir conduta ética e criteriosa ao longo de sua carreira.

O processo de aprendizagem oferece ao aluno a oportunidade e as condições necessárias para a aquisição de competências nos diversos domínios do fazer jornalístico, seja ele impresso, radiofônico, televisivo ou relacionado às novas mídias.

Mercado de Trabalho

Na Resolução de 2013, o art. 5º deixa muito explícito o perfil do concluinte do curso de Jornalismo: “deve estar apto para o desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva, capacitando-o, dessa forma, a atuar como produtor intelectual e agente da cidadania, capaz de responder, por um lado, à complexidade e ao pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas, e, por outro, possuir os fundamentos teóricos e técnicos especializados, o que lhe proporcionará clareza e segurança para o exercício de sua função social específica, de identidade profissional singular e diferenciada em relação ao campo maior da Comunicação Social”.

Nessa perspectiva, as competências, habilidades, conhecimentos, atitudes e valores a serem desenvolvidos são listados em forma de Competências Gerais, Competências Cognitivas, Competências Pragmáticas, Competências Comportamentais.

O curso cuida para que o acadêmico tenha visão ampla e crítica da profissão, preparando-o para atuar com discernimento ético e moral diante dos inúmeros desafios a que será submetido. Ao pensar a prática de jornalismo, o acadêmico deverá estar sempre pronto a reorganizar conceitos e utilizá-los da forma mais criativa possível, incluindo aí as ações que, cada vez mais, dependem da mediação de tecnologias sempre em evolução. Busca-se, ainda, a conscientização dos futuros profissionais quanto à responsabilidade social e ao papel político do jornalista que promove mediação simbólica e a troca de sentidos entre os diversos grupos sociais, muitas vezes antagônicos, por meio de espaços como o rádio, a televisão, o jornal, a revista, as assessorias de comunicação/imprensa, a Internet e outros.

Gostou? Compartilhe este Curso:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest

Faça já sua inscrição!

Escolha umas das formas de entrada e aproveite os benefícios

A problem was detected in the following Form. Submitting it could result in errors. Please contact the site administrator.
Grau de Escolaridade

Duração

4 anos

Formação

Bacharelado

Curso Reconhecido

pelo MEC

Processo Seletivo

Vestibular Online ou Presencial

Presencial

Mensalidades a partir de:

R$ 432,88*

*Consulte a central de atendimento e confira condições especiais para bolsas e planos de financiamento.

Edital e Manual do Candidato 2022/2