O melhor plano é estudar aqui!
0800 031 2103
31 98488-7050
Ex-Alunos

NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO (NAE)

Considerando a importância do acompanhamento e da verificação da atuação dos egressos, a Faculdade Promove implantou o Núcleo de Acompanhamento ao Egresso (NAE) que tem como objetivo precípuo a responsabilidade social e a melhoria contínua dos processos da Instituição e a perspectiva da educação permanente e continuada.

Sabemos que em um mundo em constantes transformações é preciso a todo momento promover à melhoria dos processos institucionais, atualizar dados e informações obtidos junto aos egressos e às entidades em que atuam no contexto profissional e social contribuindo para a avaliação institucional e a melhoria das propostas curriculares e projetos pedagógicos. Além disso, o acompanhamento e a verificação da atuação profissional e social dos egressos podem subsidiar a elaboração e implementação de ações, projetos e programas de educação permanente e continuada.

Nesse contexto, conhecer o perfil dos egressos, as suas necessidades e expectativas, torna-se essencial para uma instituição de ensino superior que deseja cumprir para além da formação acadêmica, um papel social de relevância no meio em que está inserida.

A Faculdade Promove ao estabelecer uma relação mais próxima com seus egressos, busca contribuir com o processo de aprendizagem e com o sucesso acadêmico, profissional e pessoal dos seus futuros profissionais. Também é possível ponderar que conhecer melhor o egresso contribui com o aprofundamento do conhecimento sobre a comunidade e, consequentemente, com o aperfeiçoamento das relações comunitárias, da responsabilidade social e das contribuições da Instituição para o desenvolvimento sustentável.

Por todos esses aspectos e levando em consideração que a Instituição é uma organização cujas atividades são intensivas em conhecimento, desenvolver e aprimorar o acompanhamento e a verificação da atuação profissional e social dos egressos é prioridade estratégica.

A política de acompanhamento dos egressos na Faculdade Promove é constituída por diretrizes de caráter estruturante que visam o planejamento e a operacionalização de ações que atendam aos interesses da Instituição e dos egressos. Dessa forma, é necessário considerar ainda que as ações, projetos e programas que dizem respeito a esta política abrangem instituições, empresas, organizações públicas, organizações não governamentais, conselhos e entidades profissionais e entidades de classe, com as quais os egressos se relacionam.

Processos de acompanhamento ao egresso

Consideramos que o ponto de partida do acompanhamento dos egressos é a sua identificação e o registro de dados e informações sobre sua atuação profissional e social, caracterizando um perfil que deve ser permanentemente atualizado. Além disso, também se faz necessária a identificação e registro dos diferentes atores do contexto profissional e social que podem manter relacionamento com o egresso e a Faculdade, abrangendo instituições, empresas, organizações públicas, organizações não governamentais, conselhos e entidades profissionais e de classe.

Vale ressaltar que o egresso desempenha o importante papel de protagonista na concretização das propostas curriculares, projetos pedagógicos e perfis profissiográficos junto à realidade social, no contexto da comunidade e a partir disto, o feedback e as sugestões dos egressos podem contribuir de forma efetiva com a Instituição no que diz respeito à avaliação das propostas curriculares e projetos pedagógicos, bem como na definição, planejamento e implantação de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, na organização didático-pedagógica, na infraestrutura e na qualificação e profissionalização do corpo docente dos cursos.

Nesse sentido, a Faculdade Promove conta ainda com os Núcleos de Egressos Consultivos (NEC) constituído de um grupo de ex-alunos, com atribuições acadêmicas de acompanhamento e contribuição na oferta e estruturação do curso e do seu Projeto Pedagógico, junto ao Núcleo Docente Estruturante- NDE, Colegiado do curso, coordenação do curso e demais setores da IES.

O Núcleo de Egressos Consultivo, de cada curso de Graduação, tem como objetivo favorecer a aproximação do curso com a demanda do mercado, com as inovações tecnológicas e de fomento ao empreendedorismo tecnológico, bem como as relações com as representações empresariais, comerciais, entidades públicas e privadas.

Com isso, a política de acompanhamento de egressos da Faculdade Promove, visa definir processos para atuação de todos os gestores, professores e técnicos administrativos, na melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão, para o aperfeiçoamento da responsabilidade social, para o cumprimento da missão e dos valores e princípios da Instituição e para a concretização de sua visão.

- Leia aqui a Portaria do Núcleo de Acompanhamento ao Egresso (NAE)
- Leia aqui a Portaria do Núcleo de Egressos Consultivos (NEC)


Você já cursou alguma pós-graduação ?

Sim Não. Porque:

Os conhecimentos recebidos no seu curso contribuíram para sua vida profissional?

Sim Não. Porque:

Qual avaliação você atribui para o curso que realizou nas Faculdades Promove?

Excelente Ótimo Bom Razoável Péssimo

Qual sugestão você daria para melhorar o curso da sua formação e as Faculdades Promove?