O melhor plano é estudar aqui!
31 3779-2700
31 9 8973-2354
Inclusão Digital

Inclusão Digital


As Faculdades Promove oferecem à população oportunidade de aprender informática.

A finalidade deste projeto é permitir, a um maior número de pessoas, o acesso ao mundo digital, através de um curso básico de informática dividido em quatro módulos, onde são ministrados conhecimentos de introdução à informática, word, excel, Internet, power point e e-mail. O Inclusão Digital oferece à população a oportunidade de obter conhecimento na área de informática, aumentando a sua empregabilidade.

 

2007 – 8.ª e 9.ª edições

Em maio de 2007 aconteceu a conclusão da 8.ª edição, direcionada aos integrantes da Associação das Hortas Comunitárias de Sete Lagoas. Foram 20 beneficiados nessa turma.

A 9.ª edição terminou em setembro e foi direcionada para 20 crianças carentes do bairro Itapoã.

 

2008 – 10.ª e 11.ª edições

A 10.ª edição do Inclusão Digital aconteceu de maio a junho de 2008, no Campus II, para 16 adolescentes do Serpaf.

A 11.ª edição do curso aconteceu de 24 de novembro a 03 de dezembro de 2008, no Campus I, para 13 crianças entre 11 e 14 anos. A entrega dos certificados foi na última aula.

Estas duas edições fizeram parte das Metas do Milênio.

 

2009 – 12.ª edição

Esta edição foi direcionada para a 3.ª idade, com aulas de 2 a 30 de setembro. Foram 18 participantes ao todos.

Em todas as edições, as Faculdades Promove oferecem lanche todos os dias de curso.

 

2010 - 13.ª e 14.ª edições

Em 2010, a 13.ª edição do curso foi ministrada para vinte adolescentes do bairro Itapoã. As aulas aconteceram de 07 a 16 de junho, à tarde, no laboratório de multimídia do Campus I e foram ministradas, voluntariamente, por alunas das Faculdades e por uma pessoa da comunidade.

Os adolescentes tiveram aulas de Windows, Word, Power point, internet e e-mail, totalizando 21 horas de curso. Após a conclusão do curso, todos os aprendizes recebem certificado.

Esta edição contou, mais uma vez, com a parceria e patrocínio de acadêmicos empresários.

A 14.ª edição aconteceu de 16 a 19 de novembro, para a 3.ª idade.

Apoio: Marcelo Cooperselta.

Patrocínios:

 

2011 – 15.ª e 16.ª edições

A 15.ª edição do curso Inclusão Digital foi realizada de 16 a 19 de maio, para pessoas com idade entre 35 e 50 anos.

As aulas aconteceram de 16 a 19 de maio, no Campus I. Cinco acadêmicos se envolveram voluntariamente no projeto como monitores e professores.

Em novembro, de 23 a 30, aconteceu a 16.ª edição do curso. Foram ministrados os módulos Windows, Word, internet, e-mail e Excel, para 16 pessoas entre 24 e 40 anos.

Mais uma vez as aulas e as monitorias ficaram a cargo de acadêmicos.

Em todas as edições, no último dia de aula, há a entrega dos certificados para os aprendizes.

 

2012 – 17.ª e 18.ª edições

A 17.ª edição do curso Inclusão Digital aconteceu de 07 a 14 de maio de 2012, para 18 pessoas com idade 25 e 50 anos.

Nesta edição foram ministrados Windows, Word, internet, e-mail e Power point. No último dia de aula, a diretora, Prof.ª Nayara Breder, entregou os certificados aaprendizes.

O projeto conta com o apoio voluntário para o processo de ensino e monitoria. Participaram desta edição as acadêmicas Faissandra Reis, Daniela Gonçalves, Jéssica Moreira e Viviane Marques.

 

A 18.ª edição aconteceu de 05 a 09 de novembro de 2012, para 22 adolescentes com idade entre 13 e 17 anos.

Nesta edição foram ministrados os módulos Windows, Word, internet, Excel e power point. No último dia, os aprendizes receberam os certificados do curso.

 

2013 – 19.ª edição

De 06 a 10 de maio de 2013 a Instituição formou a 19.ª turma do curso de informática básica Inclusão Digital. As aulas foram ministradas no laboratório de Informática, do Campus I, à tarde, totalizando 15h, para pessoas com idade entre 45 e 60 anos, que aprenderam Windows, Word, internet e e-mail.

Esta edição contou com o voluntariado de alunos do 7.º período de Administração: Faissandra Reis ministrou quatro dias de aula, Paulo Henrique Marques Pinto ministrou um dia de aula e monitorou os outros quatro dias e as alunas Daniela Gonçalves e Jéssica Moreira foram monitoras nos cinco dias de curso.

No último dia de aula, os aprendizes receberam o certificado.

 

2013 – 20.ª edição

O Projeto Inclusão Digital da Faculdade Promove de Sete Lagoas formou mais 20 pessoas no curso gratuito de informática básica. As aulas aconteceram no Campus I, de 25 a 29 de novembro, para pessoas com idade entre 50 e 65 anos. Foram ministrados os módulos Windows, Word, internet e e-mail. O curso teve 15h totais de duração.

A cada semestre a Faculdade realiza uma edição do curso, procurando abranger grupos de uma mesma faixa etária por turma, alternando entre crianças, adolescentes, adultos e melhor idade. Esta foi a 20.ª turma.

O curso é ministrado por voluntários. Nesta turma, os acadêmicos de Administração, Faissandra Fernandes e Paulo Henrique Marques, atuaram como ministrantes e o Gabriel Veríssimo como monitor. A monitora do Telecentro do Campus I, Camila Sena, também prestou monitoria voluntária todos os dias. No último dia de aula os aprendizes recebem o certificado pela participação no curso.

 

2014 – 21.ª edição

A 21.ª turma do Projeto Inclusão Digital da Faculdade Promove de Sete Lagoas aconteceu de 26 a 30 de maio de 2014, no laboratório de informática do Campus I. Esta turma foi composta por 13 pessoas da faixa etária entre 40 e 60 anos. Os aprendizes tiveram a oportunidade de aprender noções de Windows, Word, internet, e-mail e Paint.

O curso teve 15h totais de duração e contou, mais uma vez, com o apoio voluntário para a sua realização. A acadêmica de Comunicação, Micaela Estefani, ministrou todas as aulas. O acadêmico Walisson Ribeiro, de Administração, e as estagiárias da Faculdade, Ana Luiza de Castro e Fernanda Helena Evangelista, atuaram como monitoras, nos cinco dias de curso.

No último dia de aula, após terem recebido os certificados, os aprendizes realizaram uma  confraternização, programada por eles mesmos.

 

2014 – 22.ª edição

De 15 a 19 de dezembro a IES realizou a 22.ª edição do curso de informática básica Inclusão Digital, voltados para pessoas da terceira idade. Os 13 aprendizes tiveram 15h de aulas, tendo a oportunidade de aprenderem Windows, Word, internet e e-mail. As aulas foram ministradas pela ex-aluna de Comunicação, Micaela Estefani, que contou com o apoio da ex-colega de sala, também ex-aluna, Gabriela Karoline, como monitora.

Como já é de praxe, no último dia de aula os aprendizes realizaram uma confraternização, após receberam o certificado do curso.

 

2015 – 23.ª edição

A 23.ª edição do curso de informática básica, Inclusão Digital, aconteceu de 08 a 12 de junho, para jovens com idade entre 16 e 25 anos. Os aprendizes tiveram aulas de Windows, Excel, Word e, por estarem em uma fase da juventude próspera para o 1.º emprego, ainda receberam dicas de como se comportarem em uma entrevista de emprego. O curso foi ministrado e monitorado por acadêmicos da Faculdade: Warley Fonseca, Núbia dos Santos e Vanessa Souza, de Administração; e por Ivan Miguel Torres, de Redes de Computadores.

Como acontece em todas as edições, no último dia de aula os aprendizes receberam o certificado do curso, que totalizou 15h/a.

 

2015 – 24.ª edição

Em 2015 a Faculdade Promove realizou uma edição especial do Inclusão Digital, em parceria com o Projeto Navegar. Esta foi a 24.ª edição do curso de informática básico, ofertado gratuitamente, em todos os semestres, à comunidade interessada. As aulas foram ministradas por Nuno Valace e contou com a monitoria dos alunos Amanda Alves, de Engenharia Civil e Ivan Miguel, do curso de Redes de Computadores, e do funcionário Roberto Pereira.

O curso foi realizado de 14 a 25 de setembro, para pessoas com a faixa etária acima de 55 anos. Os módulos ensinados foram word e internet.

 

 

2016 – 25.ª edição

Durante a semana de 16 a 20 de maio, foi realizada a 25.ª edição do curso de informática básica, Inclusão Digital, direcionado a jovens entre 15 e 19 anos. Nos dois primeiros dias de aula, os alunos aprenderam Word, ministrado por Nuno Valace. No terceiro dia de aula, o Coordenador de TI da Faculdade, Cristiano Palhares, ministrou o Excel básico. Na quinta-feira, a Assessora de Comunicação, Mariana Normando, ministrou o módulo Power Point.

Por ser uma turma formada de jovens que estão prestes a ingressar no mercado profissional, no último dia de aula, a formanda do curso de RH, Sara Cristina Duarte Guimarães, ensinou as técnicas de confecção de currículo e cada aprendiz teve que criar um currículo. Em seguida, realizou uma dinâmica com os adolescentes, ensinando-os sobre o comportamento no momento de uma entrevista de emprego.

Ao final, cada aprendiz recebeu o certificado pela participação no curso.