A Extensão Universitária é uma das formas de interação que deve existir entre a Faculdade e a Comunidade na qual ela está inserida. Para que a Extensão se concretize é imprescindível a participação, o envolvimento e o comprometimento das pessoas com as atividades desenvolvidas.
É durante os projetos de extensão que os conhecimentos adquiridos no Ensino e na Pesquisa são aplicados em favor de uma comunidade que não freqüentou a Universidade. Mas não pense que só essa comunidade sai ganhando. Muito se aprende também com o conhecimento chamado popular. Assim, a Extensão deve articular o conhecimento científico com o popular, onde ambos são favorecidos.
Outra questão importante é a possibilidade de se desenvolver trabalhos transdisciplinares, reunindo vários campos do conhecimento formal acadêmico para compreender e propor soluções para as demandas da comunidade. Sempre pensando que “o todo é bem maior que a simples soma das partes isoladas”.
Por isso, se envolva nas atividades de extensão que serão divulgadas, pois além de ser um diferencial na sua formação acadêmica, você ainda pode acumular horas que contarão como Atividades Complementares e para o Estágio curricular obrigatório.
A extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre IES e sociedade. Deve ser entendida como práticas em que o corpo acadêmico desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e assessoria com a finalidade de atingir um público mais vasto e proporcionar as comunidades locais um acesso mais fácil a conhecimentos e técnicas que permitam melhorar a qualidade de vida.
Entende-se por extensão acadêmica ações que criam condições à sociedade de ter o conhecimento de domínio da faculdade, seja pela sua própria produção, ou seja, pela sistematização do conhecimento universal disponível. Todas as unidades, acadêmicas ou administrativas que propuserem as atividades de extensão deverão procurar garantir que as mesmas sejam de fato um esforço para tornar acessível o conhecimento produzido pela unidade ou do seu domínio.
São indispensáveis, para caracterizar a extensão como acadêmica, devido à natureza e aos objetivos da Instituição:
I. Otimizar as relações de intercâmbio entre a IES e a sociedade em relação aos objetivos da Instituição;
II. Aumentar a probabilidade de fazer as pessoas e as Instituições utilizarem, da melhor forma possível, todo o conhecimento existente, para a realização de suas atividades;
III. Avaliar as contribuições da IES para o desenvolvimento da sociedade.
IV. Produzir conhecimento sobre os processos de apropriação do conhecimento existente por parte da população e das Instituições;
V. Facilitar e melhorar a articulação de ensino e das pesquisas com as necessidades da sociedade;
VI. Preservar e proteger o conhecimento produzido pela sociedade;
VII. Procurar integrar e consolidar toda atividade de ensino e pesquisa de modo que haja uma conexão importante com os setores produtivos e os diversos segmentos da comunidade numa relação de intercâmbio e mútuo aperfeiçoamento, no qual a IES se enriqueça a si mesma em conhecimentos e sabedoria, ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento em programas e projetos comunitários;
São considerados como modalidades ou atividades de extensão: os programas, projetos, cursos e eventos.
Os Eventos do NEX (Núcleo de Extensão) tem como objetivo trazer conhecimento de forma diferenciada em várias áreas sendo elas focadas na Cultura, Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Esporte, envolvendo nossos alunos dentro da metodologia ativa que incentiva e capacita na criação, inovação e prática.
Confira abaixo algumas fotos dos eventos realizados nas Faculdades Promove:
>> Mostra de PINs (Projeto Integradores);
>> LGBTize-se;
>> Publi Talks Week;
>> VIII Encontro de Iniciação Científica;
>> Jornadas Acadêmicas Integradas dos cursos;
>> Ações Sociais;
>> Semana da Responsabilidade Social;
>> Copas Integração e Inovação;
>> Recepção de Calouros;