O melhor plano é estudar aqui!
0800 031 2103
31 98488-7050

Alunos de Psicologia irão a Barbacena

Visita acontecerá no mês de junho

Os alunos do Curso de Psicologia irão fazer uma visita à cidade de Barbacena no dia 21 de junho (sexta-feira). 

A saída (7h) e o retorno (19h) serão na Unidade Prado.  

O valor é 45,00 + 20,00 de almoço (opcional) e deve ser pago em dinheiro. 

A programação é: visita ao Museu da Loucura na parte da manhã e na parte da tarde, visita ao Hospital Psiquiátrico Judiciário Jorge Vaz.

Barbacena é cenário do chamado Holocausto brasileiro, devido ao ex-Hospital Colônia de Barbacena (fundado em 1903), que, à época, tornou-se referência nacional em Psiquiatria. Mas o local que, inicialmente, era para pessoas com transtornos mentais, acabou por tornar-se um campo de extermínio para aqueles que não se adequavam aos padrões normativos da época ou não atendiam aos interesses políticos de classes dominantes. Mais de 60 mil pessoas morreram nas décadas de 1950 e 1960. 

Para conhecer mais sobre essa triste história do nosso estado, recomendamos a leitura do livro "Holocausto Brasileiro", da jornalista Daniela Arbex. Ela conta, com detalhes, como os pacientes eram tratados, quais as condições do hospital, histórias de pacientes internados, sobreviventes e pessoas que ali trabalharam. O trabalho se torna mais completo (e chocante) devido às fotos do fotógrafo Luiz Alfredo, do Jornal O Cruzeiro. Além disso, a peça "Nos porões da loucura" retrata também um pouco da realidade do antigo hospital. 

Para inscrições e informações, os alunos devem procurar a aluna Marina Sena, do 4º período noturno, ou entrar em contato pelo (31) 9 9316-5337.  

Vagas limitadas!


Publicada em: 24/04/2019

Notícias Relacionadas: