F.A.Q Perguntas
Frequentes


Abaixo, as principais dúvidas que podem surgir na utilização de nossos serviços. Para maiores informações, entrar em contato diretamente com os funcionários da Biblioteca.

Fechar todos | Abrir todos

Quem pode fazer empréstimos dos livros da Biblioteca?
Alunos regularmente matriculados e ex-alunos das faculdades, funcionários destas unidades e alunos de outras faculdades, desde que haja o convênio de Empréstimo entre Bibliotecas.
O que preciso para fazer o empréstimo?
É necessário apresentar a carteirinha de identificação da faculdade e senha de cadastro. ainda não tenha a senha, poderá criar a sua, pode ser criada no balcão de empréstimo, apresentando a carteirinha da faculdade.
O que é e como funciona o Empréstimo Entre Bibliotecas?
O Empréstimo Entre Bibliotecas é um convênio entre a nossa Biblioteca e outras Bibliotecas de outras faculdades, em que o aluno fica responsável por levar um formulário assinado por pessoas autorizadas da nossa Biblioteca, retirar o livro para empréstimo, renovar e devolver o material solicitado.
O que é e como funciona o COMUT?
O COMUT é um sistema que funciona entre as Bibliotecas conveniadas para solicitar capítulos de livros, artigos de periódicos, teses e dissertações. Este sistema tem um custo de R$ 2,20 a cada cinco páginas, devido ao valor da cópia, da postagem e dos direitos autorais.
Perdi minha carteirinha da Biblioteca. O que devo fazer?
O primeiro passo é informar à Central de Atendimento do Aluno sobre a carteirinha. Após este procedimento, você deve preencher o formulário de solicitação de 2ª via no balcão da Central. Esta solicitação tem um custo e o aluno recebe, até a carteirinha ficar pronta, um protocolo do pedido de nova carteirinha, para continuar usando a Biblioteca.
Quais são os prazos de empréstimos da Biblioteca?
Alunos, ex-alunos e funcionários: 7 (sete) dias.
Professores: 15 dias.
Como faço para doar obras para esta Biblioteca?
Você pode vir à Biblioteca com o material para avaliação, se for de interesse será aceito. A doação pode ser espontânea ou para abono de multas.
O que faço se perder o livro que estava emprestado em meu nome ou se o mesmo for roubado?
O primeiro passo é informar à Biblioteca o ocorrido para que seja feita a ficha de reposição. Após uma avaliação, você deverá substituir o material por outro igual ou atual ao que foi perdido. Enquanto não houver a reposição da obra você fica impossibilitado de efetuar empréstimos e matrícula.
Como faço para reservar livros?
Após a consulta do material na Biblioteca, não existindo nenhum exemplar disponível para empréstimo o usuário pode fazer a reserva tanto pessoalmente na Biblioteca quanto on-line na página da Biblioteca. Para isso, basta pesquisar o material desejado, ver a disponibilidade do material e clicar no botão de reserva do livro. Será necessário o login e a senha para a efetivação da reserva.
Como faço para fazer a renovação dos meus materiais pela Internet?
Acesse nossa página e verifique o passo-a-passo, para realizar a renovação on-line. Caso haja dificuldade, siga os seguintes passos: -abra a página da Biblioteca e clique em "Área do usuário"; -digite seu login e senha; -clique em operações e renove cada um dos livros que estiver em seu nome. Mas lembre-se, se houver multa ou reserva o material não poderá ser renovado!
Haverá empréstimos para as férias?
Nas últimas semanas do período letivo nossos empréstimos domiciliares são restritos à data final do exame especial. Nesta data, todos os materiais devem ser devolvidos para que possamos fazer o balanço de todo o acervo. É impossível renovar o livro presencialmente ou pela internet após a data cadastrada!
Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?
Período Letivo: Segunda à sexta-feira - das 7h30min às 22h / Sábado - das 8h30min às 12h30min. Férias Escolares: Segunda à sexta-feira - das 8h às 20h.
Preciso tirar algumas dúvidas sobre normas da ABNT para a normalização do meu trabalho. O que devo fazer?
Vá a Biblioteca e procure pelo bibliotecário que ele o auxiliará no que for possível. Além disso, baixe o Manual de Normalização que está disponível no site.
Como faço para pesquisar e localizar livros desta Biblioteca?
Acesse a página da Biblioteca na opção consulta e verifique os procedimentos para pesquisa de materiais no nosso acervo.
Posso fazer empréstimo, renovação ou reserva com a carteirinha do meu parente ou colega?
Não, a carteirinha é de uso pessoal e intransferível.
Há penalidade pela não devolução de uma obra no prazo?
Sim. Para cada material em atraso é cobrada multa de R$ 1,00 (dia), existindo reserva de algum material a multa deste dobra para R$2,00 (dia). Se o material for especial (DVD, CD-ROM, fita de vídeos) a multa é R$2,00 por dia, e havendo reserva do mesmo R$4,00 por dia.
Posso tirar cópia de materiais da Biblioteca?
Sim, você pode tirar cópia de até 10% do conteúdo da obra, exceto obras raras e coleções especiais.
Como faço para tirar cópia do material da Biblioteca?
Para livros e periódicos você deve levar o material até o balcão da Biblioteca e fazer o empréstimo em seu nome. Após este procedimento você pode se dirigir à empresa responsável por cópias, no tempo máximo de 30 min com a penalidade de R$2,00 por hora excedida.
É permitida a entrada com bolsa na Biblioteca?

Não. Bolsas, pastas, sacolas, fichários e mochilas deverão ser deixados nos guarda-volumes, somente o material de estudo pode entrar na Biblioteca.

Como faço para retirar uma chave do guarda-volume? Há penalidade pela não devolução da chave?
É só apresentar o seu documento original de identidade ou carteira de habilitação ou registro na classe profissional no balcão da Biblioteca. O guarda-volumes só pode ser utilizado enquanto o aluno está na Biblioteca.

Sim. A multa por atraso na retirada do material de guarda-volumes ou não devolução da chave é de R$ 30,00 por dia. E se a mesma for perdida implica multa de R$ 10,00.
Como faço a carteira de ex-aluno?
Após o final de seu curso, entregue na Central de Atendimento do Aluno a sua carteirinha da Faculdade para a confecção da carteira de ex-aluno.
Existe wireless na Biblioteca e tomada para carregar o meu notebook?
Sim. Informe-se no balcão sobre a senha da internet sem fio.
Onde posso pesquisar artigos, livros e textos disponíveis na internet?
Na página da Biblioteca, clique em Biblioteca Virtual. Nela encontrará vários links para pesquisas acadêmicas em bases de dados online, sites de e - book, periódicos eletrônicos, portais de informação, arquivos em PDF e etc.
Como faço para retirar o Nada Consta na Biblioteca?
Após a sua formatura, dirija-se à Biblioteca e apresente sua carteirinha e sua identidade. Se houver livros ou multas em seu nome, a guia de Nada Consta não poderá ser liberada até quitação de todos os débitos.
O que acontece se houver alguma pendência em meu nome como multa ou livro emprestado?
Se houver multa, o aluno não pode efetuar empréstimos, reservas e renovações. Se o aluno estiver com livro após a data limite para as férias, ele não poderá renovar a sua matrícula semestral enquanto não devolver os materiais em seu nome.
Posso estudar em grupo com os colegas na sala de estudos da Biblioteca?
Pode sim, desde que o silêncio seja respeitado, visto que várias pessoas estudam no mesmo local.